Clínica que integra o FERTGROUP implementa equipamentos de ponta para monitorar o fluxo dentro do laboratório de embriologia, garantindo segurança e qualidade
Pioneira em tecnologia no Nordeste, a Clínica Geare, unidade do FertGroup, com unidades em Recife e em João Pessoa, apresenta equipamentos para uma gestão mais eficiente e mais segurança na manipulação dos materiais dos pacientes.
Rastreamento completo e em tempo real
No último ano, o Laboratório adquiriu equipamentos que estão fazendo a diferença em seus resultados. Além de ter sido o primeiro na região a adquirir um microscópio laser que permite fazer a biopsia do embrião por meio dessa tecnologia, há cerca de um ano trouxe o IMT Matcher, sistema de segurança que monitora todas as etapas de manipulação de gametas e embriões, garantindo a identificação e registro correto de todos os materiais relacionados à reprodução assistida do paciente. “O IMT Matcher faz o rastreamento dos óvulos, espermatozoides e embriões durante toda a jornada no laboratório, aumentando ainda mais a segurança destas células tão importantes e delicadas”, explica Maria Cecília Cardoso, head de Laboratórios do Fertgroup.
O sistema conta com tecnologia embarcada sofisticada, como softwares, sistema de leitura de código de barras para todos os materiais coletados, tecnologia de imagem de registro e verificação, entre outras. “A rastreabilidade de identificação do paciente é feita de forma automática e a tecnologia de leitura das etiquetas, que são impressas com tinta atóxica, é feita sem laser e nem radiofrequência, para não correr o risco de prejudicar os tubos e placas de cultivo com as delicadas células com as quais trabalhamos. Na maioria dos laboratórios isso é feito de forma manual e necessitando de dupla checagem humana”, complementa Dra. Maria Cecília.
Segundo a head de Laboratórios, o IMT é um grande avanço para o laboratório sob o ponto de vista de gestão. “Nos permite avaliar a performance de cada embriologista, acompanhando tudo o que é feito por ele, desde o horário em que foi feita a extração dos óvulos, manipulação dos embriões, entre tantos outros procedimentos. Nós temos a jornada até a transferência do embrião para o útero totalmente registrada digitalmente”.
Maria Cecília ainda destaca o sistema mais moderno de micromanipulação do Fertgroup (Microscópio invertido Nikon com sistema NTX-VM na mesa antivibratória da K-System), que torna a injeção do espermatozoide dentro do óvulo (ICSI) extremamente delicada, diminuindo eventuais turbulências neste momento, que é o mais crítico da fertilização in vitro.
No entanto, apesar de toda tecnologia, o carinho e a humanização não são deixados de lado. De acordo com Verônica Ferraz, especialista em reprodução assistida da Geare, as pessoas que procuram a clínica têm uma comunicação constante com os profissionais e são informadas de todo o processo. “Essa caminhada se inicia durante a indução da ovulação, onde o médico está acompanhando e informando ao paciente a expectativa de óvulos coletados. No dia da punção ovariana, a equipe informa o número de óvulos coletados, bem como aqueles que são maduros e, portanto, possíveis de fertilizar. A partir daí, o casal sempre receberá contato do laboratório acerca do desenvolvimento embrionário até o dia da transferência”.
A Clínica Geare planeja novos passos daqui para frente. “Nossa intenção é nos tornarmos uma marca reconhecida pelas pessoas da região Nordeste que estão em busca da reprodução assistida de forma segura, eficiente e com resultados bem-sucedidos. Largamos na frente na questão da segurança mesmo antes deste aparato tecnológico ser obrigatório. Dessa forma, além de estarmos prontos, seguimos avançando a passos largos para reduzir a possibilidade de riscos nos procedimentos”, conclui Maria Cecília.
Sobre o FERTGROUP
O FERTGROUP nasceu em 2023 como resultado de uma iniciativa de investimento e expansão liderada pelo Fundo de Private Equity da XP. Maior e mais inovador grupo especializado em reprodução humana do Brasil, atualmente está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba e Distrito Federal por meio das marcas Fertility, Geare, Vida Bem Vinda, Gerar Vida, Primórdia, Vida e Verhum.
Tendo como pilares o estabelecimento da confiança médica, excelência técnica e atendimento humanizado em todos os serviços, o FERTGROUP investe seus esforços no desenvolvimento de alternativas que contribuem para a democratização do acesso à saúde reprodutiva através da contínua expansão de sua presença geográfica e de novos modelos de financiamento, bem como na geração de informações para a sociedade em geral, comunidade médica e empresas.